Aproveitem e não deixem de comentar!
Texto-base: Salmo 7:1-17
Introdução: Um título estranho, não? Pedir para Deus nos julgar de acordo com a nossa retidão, ou seja, de acordo com o que nós fazemos, realizamos, nossas ações, nosso coração. Como está a minha vida espiritual para pedir tal coisa a Deus? Você tem coragem de falar tal coisa ao Senhor? Seria bíblico falar tal coisa? Mas é justamente isso que Davi faz neste salmo. Vamos acompanhar com detalhes:
- Versículos 1 e 2: Nossa luta não é contra carne e sangue. Jesus manda amar nossos inimigos. Portanto, o inimigo declarado aqui neste trecho é o diabo. Ele é como um leão, andando ao derredor, buscando alguém. Ele é o nosso adversário. Nós podemos e devemos pedir a Deus livramento do inimigo: Mt. 6:13.
- Versículos 3 a 5: Aqui Davi tem uma consciência tranqüila em relação às acusações que um homem da tribo de Benjamim, chamado Cuxe lhe faz. A bíblia não traz mais detalhes, apenas o fato desse homem ter falado sobre Davi palavras falsas. Davi refugia-se em Deus. Pede socorro e coloca diante dEle sua fidelidade. Davi era fiel e fez prova disso. Davi diz: "Se eu fiz tal coisa..." (vs. 3 e 4) "...que o inimigo me persiga e alcance, que pise-me sobre a terra e reduza a pó a minha glória" (vs. 5). Davi tinha uma consciência tranqüila. Nós podemos fazer isso? Podemos pedir a Deus para olhar nossas atitudes e pedir algo a Ele?
- Versículos 6 e 7: "Levanta-te Senhor", esta oração não indica que Deus está assentado e não faz nada. O salmo tem linguagem poética, quando Davi diz isso, ele quer indicar a sua situação emocional: aflição e pressa em ver a tribulação cessada.
- Versículo 8: Este versículo dá o título a este estudo. Você é fiel e íntegro ao Senhor a ponto de clamar dessa forma? Integridade e retidão, isto é santidade ao Senhor. Paulo buscava a santidade e várias vezes disse que tinha uma boa consciência: At. 24:16; 2Co. 1:12; 1Tm. 1:5 e 19; 2Tm. 1:3. Ter boa consciência é santidade. É saber que somos santos lutando contra o pecado. É o pecado como acidente em nossa vida e não uma prática cotidiana de pecados prediletos. Não podemos dizer que não pecamos, mas, ao pecar, devemos procurar nosso Advogado (Jesus Cristo), confessar nosso pecado, arrepender-se e agradecer pelo perdão.
- Versículos 9 a 11: Quando em aflição, apesar da nossa vida em santidade, devemos clamar a Deus: "Cesse a malícia dos ímpios", ou seja, pedir para Deus fazer parar a ação demoníaca que vem sobre nós. Parar a ação maligna das pessoas que estão sendo usadas pelo inimigo. Deus é um justo juiz, Ele te atenderá se você tiver atitudes tão ruins como a dos ímpios? Ele salva os retos de coração (vs. 10b), você tem o coração reto diante dEle? Deus sente indignação todos os dias!
- Versículos 12 a 16: Nós nos convertemos, aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, Deus embainhou Sua espada contra nós, desarmou Seu arco. Não temos mais dores de iniqüidade, não concebemos a malícia e nem damos à luz mentira. Não abrimos mais covas (ou brechas) e não caímos mais nelas. Sobre a nossa cabeça desce a bênção do Senhor. É assim com você? Se não for cuidado, você quer bênção ou maldição?
- Versículo 17: "Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo." Apesar de Davi Ter uma consciência limpa, ele não sentia orgulho, ele adorava a Deus e agradecia pela justiça dEle e não pela sua própria.
0 Comentários
Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.